14/04/2010
Foto:Juliana Maquiné/SEPLAN
Embaixador foi recebido na Seplan

O fortalecimento da parceria entre dois grandes centros industriais, Amazonas e Coréia do Sul é o eixo das articulações do recém empossado embaixador da Coréia do Sul Kyong-Lim Choi, na visita de dois  dias a Manaus, o primeiro compromisso oficial depois do seu credenciamento no corpo diplomático do Brasil. A Coréia é o quinto país com maior participação em termos de investimentos líquidos no Polo Industrial de Manaus. Os investimentos coreanos no Amazonas, onde estão implantado os maiores grupos daquele país como Samsung e LG, estão na faixa de US$ 250 milhões.

O novo embaixador coreano foi recebido pelo secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Marcelo Lima Filho, representando o governador Omar Aziz, e pelo diretor-presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) Rafael Siqueira, em nome do prefeito Amazonino Mendes.

O secretário Marcelo Lima Filho disse que o Estado tem muito interesse em consolidar a parceria com os investidores coreanos e citou como exemplo o retorno da produção de telefone celular da Samsung para o PIM, com um projeto recém aprovado no Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), o que vai assegurar o controle de 50% da produção nacional do produto no parque local.

O secretário também destacou que a LG realizou em Manaus a reunião do seu Conselho Mundial, na qual foi definido a expansão dos investimentos na região. Marcelo Lima Filho disse que o Amazonas espera contar com a cooperação técnica da Coréia para desenvolver projetos de educação a partir de novas tecnologias.

PARCERIA

O embaixador Kiong_Lim Choi abordou o Processo Produtivo Básico, as etapas obrigatórias de industrialização no PIM, como um tema que os investidores coreanos gostariam de discutir com as autoridades brasileiras, no sentido de detectar alternativas que possam tornar mais produtivas e eficientes as operações industriais para ambas as partes.

Além da Samsung e LG, outros grande grupos coreanos estão instalados em Manaus a LP Displays Brasil Ltda.; Set do Brasil Ltda.; Unicoba da Amazônia Ltda.; Brasil Eletrônica Componentes Ltda. e Soon Indústria Comercial Plástico Ltda.

Em 2009, foi assinado um Termo de Amizade entre o Amazonas e Gangwon, durante da visita do governador desta província Kim Jin-sun. O Termo de Amizade consolida a parceria entre empresas coreanas e o Polo Industrial de Manaus. Os termos do documento engloba os setores de pesquisa e desenvolvimento, educação, cultura, meio ambiente, turismo, e esporte.

Amanhã (15), o embaixador dá continuidade a missão no Amazonas com visitas agendadas na Samsung, LG e Suframa.

Conheça a Secretaria | Fale Conosco | Servidor Interligado